quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O triste fim de uma família


Um dia um velho que tinha fama de ser um homem muito sábio me contou a história de duas famílias que viviam muito bem e de forma bem parecida, porém longe e sem saber da existência uma da outra. Viviam em pequenos ranchos, isolados dos problemas da vida moderna. Evitavam se misturar com as pessoas da vila mais próxima como qualquer pessoa evitaria um parasita.  A única fonte de renda e alimentação das duas famílias vinha de duas vaquinhas. Cada família possuía um animal, o qual fornecia leite e queijo durante todo o ano.

Um dia o filho mais velho de uma das famílias levou o animal além das montanhas, para a vila. Quando voltou, com algumas ferramentas, sementes e certa quantia em dinheiro, mas nenhuma vaca provocou a revolta de seus pais e irmãos. A vaca, sua única fonte de renda e sustento, tinha sido vendida. E nem por tanto dinheiro assim.

"Como vamos viver?" - indagou o pai. "Esperem e verão", respondeu o jovem rapaz.

Sem a fonte de renda, a família se viu obrigada a mudar seus hábitos. Imediatamente dividiu sua rotina em novas atividades, que incluíam preparação da terra com as novas ferramentas, o cultivo das sementes compradas e a aplicação do resto do dinheiro em três galinhas, um galo e um pequeno porco.

O tempo passou e as sementes geraram um campo inteiro de plantas que por sua vez geraram muitas outras sementes. As galinhas deram ovos e geraram outras galinhas. O porco cresceu e engordou.  Todos alimentados pelas sementes e plantas colhidas no pequeno rancho. Para vender as sementes, ovos extras e o porco, a família desenvolveu o hábito de se deslocar até a vila. Lá, descobriram que as crianças mais novas poderiam ir até a escola mantida pela igreja, sem custo algum. Por lá também fizeram muitos amigos, que os mostraram novas atividades. O pai aprendeu a atividade de marceneiro e começou a trabalhar numa serraria as sextas-feiras. A mãe desenvolveu o hábito de ajudar os pobres nos fins de semana de caridade organizados pela igreja. Já o jovem rapaz terminou de aprender a contar e ler e ganhou um estágio na firma de corretagem da cidade.

Enquanto isso, a outra família, que ainda vivia da renda gerada pela vaca, aguardava. Até um dia fatídico, quando uma tremenda nevasca atingiu a região e matou o pasto e a vaca. Sem ter o que comer, a família se viu obrigada a sair em busca de auxílio na vila que por muito tempo evitou. Mas nunca chegaram até o destino. O frio era tão intenso que matou a família inteira no meio do caminho longínquo entre sua terra e a cidade.  Ninguém nunca os encontraria. Ninguém nunca saberia que existiram.

Já a família que vendeu a vaca, havia salvado muitos recursos pra nevasca da qual já haviam ouvido há muito tempo, no trabalho do pai as sextas, na escola dos filhos e de novo na igreja que frequentavam aos finais de semana. Já sabiam que era inevitável. Estavam preparados.

Quando o velho terminou de contar a história, não pude evitar sentir tristeza pelo terrível fim da família na estrada. Mas havia entendido a mensagem e confirmado os rumores. Aquele senhor era realmente um homem muito sábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário